A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai reunir-se de emergência em Novembro para tomar medidas contra a descida dos preços, que se tem verificado nas últimas semanas devido ao agravar da crise financeira.

De acordo com a agência «Reuters», o encontro extraordinário será no dia 18 do próximo mês, em Viena, e o tema central será o impacto da turbulência dos mercados no sector petrolífero.

Recorde-se que a matéria-prima desceu o seu preço, em Nova Iorque, dos 147,27 dólares em Julho para os cerca de 87 dólares actuais.

Em comunicado, a OPEP refere a sua «determinação» para assegurar que «os fundamentos do mercado de petróleo sejam mantidos em equilíbrio, assim como a sua estabilidade».

Vários países da organização, nomeadamente a Líbia, o Iraque, o Qatar e a Nigéria, já apelaram a uma descida na produção do crude, para travar a descida dos preços.

O crude está a perder, esta quinta-feira, 1,61 dólares para os 87,34 dólares, enquanto o barril de Brent recua 1,51 dólares para os 84,20 dólares.