A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu esta sexta-feira na Ponte 25 de Abril 445 toneladas de produtos e levantou 145 contra-ordenações, numa operação que começou há três dias para assinalar o Dia do Consumidor, diz a «Lusa».

A ASAE desenvolveu entre as 06h30 e as 08h00 uma operação de estrada para controlo de géneros alimentícios junto à Praça das Portagens da Ponte 25 de Abril, em Almada.

Três autos por falta de condições de higiene

O inspector-geral da ASAE, António Nunes, adiantou que na operação desta sexta-feira foram levantados até às 08h00 três autos por falta de condições de higiene em produtos vegetais, num total de 40 veículos fiscalizados.

No total da operação, que começou quarta-feira para assinalar o Dia Mundial do Consumidor, que se comemora este sábado, foram fiscalizados 711 operadores, aplicadas 145 contra-ordenações, registados quatro crimes relacionados com produtos sem condições para consumo, cinco detenções e 27 suspensões de actividade, nomeadamente de padarias, pastelarias e interpostos.

Nos três dias de operação, que envolvem 70 brigadas da ASAE, 30 das quais hoje, foram também apreendidos em três dias 445 toneladas.

A operação, que termina esta sexta-feira, está a ser realizada a nível nacional e visa padarias e entrepostos frigoríficos.

Dada a proximidade com a época da Páscoa, a ASAE está também a fiscalizar as amêndoas e o abate clandestino de animais que normalmente aumenta nesta época do ano.

As operações de hoje estão a decorrer em Lisboa, Porto, Leiria e Faro.