O regresso às aulas é um momento de alguma ansiedade para os pais, mas muito aguardado pelas crianças que se entusiasmam na hora de comprar o material escolar. Para que não gaste demasiado e compre apenas o indispensável, a GE Money dá dicas.

Comece por faça um levantamento do material necessário e do orçamento que tem disponível, antes de efectuar as suas compras e veja se o que tem em casa pode ser reutilizado. Procure junto do seu círculo de amigos, familiares e na própria escola se têm livros e outro material que possam disponibilizar.

Também importante é não comprar na primeira montra, procure e compare preços. Não compre tudo o que as crianças querem, mas estimule-as a efectuar consigo uma lista do que realmente precisam. Encoraje as crianças a pouparem, criando um mealheiro e estipulando objectivos para essas poupanças, uma vez ajudá-los-á a entenderem o dinheiro.

Pode ainda reciclar os materiais que tem em casa, dando-lhes um aspecto novo e personalizado. Envolva o seu filho na tarefa de criar uma nova imagem através de colagem, desenho ou pintura. «Certamente que vai ter orgulho em mostrar o novo estojo ou dossiê aos colegas da turma», referem.

Por último, faça-os entender que não têm que ter material de marca ou os últimos modelos, sendo que poderá ceder em alguns pontos, é importante que as crianças se sintam confortáveis no meio que os rodeia.

«Quando a criança é educada desde cedo a gerir dinheiro, contas e cartões irá gerir as suas finanças de uma forma muito mais eficaz em adulto», realça a GE Money.