O mais recente estudo divulgado pela Sales Hunters, consultora de recursos humanos especializada na selecção e formação de comerciais, revela que o sector das Tecnologias de Informação (TI¿s) é o que melhor remunera os recém-licenciados.

Este ano, «as diferenças entre sectores chegam a alcançar os 72 por cento, sendo ainda maior a diferença verificada quando adicionada a parte variável da remuneração e os benefícios sociais que muitas áreas de actividade aportam», diz o mesmo estudo.

Ainda no sector das TI¿s, em média, é praticada uma remuneração anual de base mínima de 27 mil euros e um salário variável que oscila entre os 15% e os 20% da retribuição total.

Entre os principais benefícios sociais oferecidos pelas empresas do sector aos recém-licenciados contratados, destaque para os seguros médicos, vales de refeição e no caso dos perfis comerciais, disponibilização de veículo da empresa.

Sector Farmacêutico na terceira posição

Segundo o mesmo estudo, a seguir às TI¿s surge o sector da Construção e Indústria, com salários base médios de 25.200 euros e remunerações variáveis que oscilam entre os 10% e os 20% da retribuição total.

À semelhança do que acontece nas TI¿s o salário de um recém-licenciado é complementado por benefícios sociais que, também no caso dos perfis comerciais, estão associados à utilização de um veículo da organização.

O sector Farmacêutico foi o que se posicionou em terceiro lugar neste estudo (21.600 euros de salário base médio), logo seguido do Grande Consumo (salário base médio de 18.000 euros).

De salientar que um dos sectores mais apetecíveis em termos de benefícios é o Financeiro, que no que diz respeito a remunerações de base surge em quinta posição no estudo da Sales Hunters, com uma média de 16.200 euros de salário base.

Recorde-se que a investigação agora tornada pública envolveu um universo de 265 entrevistas efectuadas a directores de recursos humanos, tanto de empresas nacionais como multinacionais.