Ainda não foi desta que o Manchester United virou a página sobre a temporada desastrosa que cumpriu às ordens de David Moyes. Na estreia oficial de Louis Van Gaal em Old Trafford, os «red devils», é verdade que muito desfalcados, foram batidos pelo Swansea (1-2), mostrando dificuldades de adaptação ao novo sistema do holandês, um 3x5x2 que deixou vários espaços bem aproveitados pela equipa galesa.

Nani, cujo futuro no United continua interrogado, começou no banco e entrou ao intervalo para o lugar de um apagado Chicharito Hernandez, mas não conseguiu inverter a tendência do jogo nem tornar mais ligado o futebol da sua equipa.

O coreano Sung-Yong Ki marcou o primeiro golo desta Premier League num remate colocadíssimo de fora da área, após bom trabalho do islandês Sigurdsson. Por esta altura, já o United tinha sofrido o primeiro azar, com a lesão do jovem Lingard, substituído por outra jovem promessa, o belga Januzaj.

As dificuldades de adaptação ao novo modelo – que Van Gaal já tinha antecipado, admitindo que daria três meses de tolerância aos seus jogadores até lhes exigir máximo rendimento - não impediram que o United chegasse ao empate, por Rooney (53 minutos), que apontou o seu 174º golo pelos «red devils», ficando a um tento do registo de Thierry Henry, o terceiro melhor marcador da história da Premier League.

Mas as dificuldades defensivas do United voltaram a ser expostas pelo islandês Sigurdsson, que apontou o segundo tento do Swansea, vinte minutos mais tarde, consumando a derrota de um candidato que, pelos vistos, ainda não conseguiu restabelecer-se da época mais traumática dos últimos anos.

Veja a ficha de jogo