As empresas portuguesas vão receber até ao final do ano 700 milhões de euros de incentivos no âmbito do QREN, mais 40 por cento face a 2004, disse esta quarta-feira o ministro da Economia, escreve a «Lusa».

«O objectivo para este ano é de 700 milhões de euros para as empresas, o que representa um aumento de 40% relativamente a 2004, ano em que receberam 513 milhões de euros», afirmou o ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, na Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República.

De acordo com o governante, esta é a verba relativa à primeira e segunda fases do primeiro concurso ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), cujos prazos de candidatura terminaram a 30 de Janeiro e 23 de Maio respectivamente.

A primeira fase do QREN apoiou 543 empresas e 20 associações num total de 321 milhões de euros, destinando-se 70 por cento dos fundos para as Pequenas e Médias Empresas (PME), enquanto a segunda fase do concurso, com 1.200 candidatos, prevê a atribuição de 396 milhões de euros.

A terceira fase das candidaturas vai decorrer a partir de Setembro.