Elfyn Evans, da Toyota Yaris, terminou o primeiro dia do Rally de Portugal na liderança, depois de aproveitar os problemas que alguns favoritos tiveram.

O piloto britânico chegou ao fim das oito especiais disputadas com o tempo de 1:25.43,3 horas, com 13.6 segundos de vantagem face a Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) e 44.4 em relação a Dani Sordo (Hyundai i20).

Refira-se que Evans começou o dia a liderar, mas foi depois ultrapassado por Sébastien Loeb (Ford Puma). O franc|es, no entanto, teve um acidente e cedeu a posição. Além disso, Thierry Neuville (Hyundai i20), também perdeu a roda dianteira quando seguia em segundo e permitiu que Evans ficasse com a liderança mais folgada.

Elfyn Evans terminou assim o dia com a vitória em quatro das oito especiais (Lousã 1, Góis 1, Góis 2 e Lousada), enquanto Rovanperä venceu duas (Arganil 2 e Mortágua), Loeb uma (Arganil 1) e Ogier outra (Lousã 2).

«Estou muito satisfeito [por liderar] em condições extremas. Todos tentam sobreviver. Foi uma lotaria. Tentamos ser o mais rápidos que podemos. É sempre possível dizer que poderíamos ser mais rápidos, mas assim não sei se chegaríamos aqui. Amanhã será um longo dia», disse, citado pela Lusa.