Depois de uma má experiência no Bacau, da Roménia, no início da última época, o lateral/médio Sarmento vai voltar a emigrar, deixando o Tourizense (II Divisão) para assinar, por duas épocas, pelo APOP do Chipre onde irá encontrar algumas caras conhecidas, como Edgar Marcelino e Paulo Costa (ambos formados no Sporting), entre outros.

«Será uma nova aventura para mim, depois de ter passado pela Roménia, onde não me pagavam, e fico contente por voltar a ser profissional. Há vários portugueses na equipa e penso que não terei dificuldades de adaptação», referiu o jogador, de 25 anos, ao Maisfutebol.

O percurso de Sarmento tem sido algo atribulado desde a sua saída de Coimbra. «Lesionei-me, quando estive emprestado ao Varzim, e, no meu último ano de contrato, passei metade da época em recuperação e a outra no Sp. Covilhã. Terminei a minha ligação à Académica em 2009, fui para a Roménia, mas quando regressei a época já se tinha iniciado e as equipas tinham os planteis formados, daí ter optado pelo Tourizense», revelou.

Apesar de fazer parte dos quadros da equipa-satélite da Académica, Sarmento não estava abrangido pelo protocolo que permite a troca de jogadores entre os dois clubes, por ter contrato apenas com o emblema da II Divisão.