Fernando Santos não quer ouvir falar na Argentina até à próxima sexta-feira, dia em que Portugal defronta a Arménia, no Estádio do Algarve, em jogo da fase de qualificação para o Euro-2016. Numa altura em que o Mundo começa a antever um novo embate entre Cristiano Ronaldo e Messi, o selecionador diz que não quer saber. «Quero é estar em França em 2016», atirou.


Confira a lista de convocados


«Neste momento o jogo com a Argentina não tem importância nenhuma. A minha atenção é para o jogo com a Arménia. O outro é uma questão de prestígio, mas só a partir de sexta-feira pensarei nele com tranquilidade. Mas agora todos os meus focos estão virados para a Arménia. Esqueçam a Argentina. Centrem-se no jogo que é importante e decisivo, que é o jogo com a Arménia», começou por destacar na conferência que se seguiu ao anuncio da convocatória.


«A maior responsabilidade é com a Arménia. Há uma grande confusão. Não sei o que estão a pensar. O que é mais importante? Qual é jogo que vai decidir a nossa presença em França? É Arménia ou Argentina. Não me interessam o que os outros vão pensar, quero é estar e França. O resto é passarmos ao lado. Nem vale a pena colocarem questões sobre a Argentina. A partir de sábado falamos disso», insistiu.


Fernando Santos: «É a altura de deixarmos o Paulo Bento descansado»


E lá falou sobre a importância do jogo com a Arménia. «Para nós é um jogo decisivo. A vitória na Dinamarca só se consubstancia se ganharmos à Arménia. Essa é a primeira questão. Não vai ser um jogo fácil, vai ser um jogo de grau de dificuldade elevado. Esta Arménia esteve a ganhar na Dinamarca até perto do fim, depois acabou por perder, e empatou coma Sérvia. Vai ser um obstáculo muito importante para Portugal. Tenho confiança na equipa e nos jogadores, mas temos de lutar mais do que eles», referiu.


A verdade é que Portugal pode destacar-se no primeiro lugar do grupo da fase de qualificação. «É na realidade um fator importante. Este jogo com a Arménia é fundamental. Temos dois jogos e três pontos. Para chegar em primeiro, que é o nosso objetivo, temos de ir vencendo jogos», referiu.


Fernando Santos explica ausências: «Também podiam estar Tiba e André André»


O selecionador quer, neste sentido, sentir a mesma motivação que sentiu no jogo com a Dinamarca. «Este jogo com a Arménia tem a mesma responsabilidade ou mais do que tivemos no jogo com a Dinamarca. Sabíamos que o jogo na Dinamarca era muito importante, mas este não é menos. A vitória na Dinamarca tem de ser validada, senão não faz muito sentido. Temos de provar que a motivação que tivemos na Dinamarca é a mesma com a Arménia ou outro jogo qualquer. A nossa motivação não pode flutuar, o foco de motivação tem de ser sempre total», insistiu.