Foi a primeira frase que James Blake deu como resposta às perguntas na conferência de imprensa que culminou a sua vitória sobre Frederico Gil na primeira ronda do Estoril Open: «Senti-me o meu velho eu lá dentro.»

«Fiquei contente com o que joguei, apesar de perder o primeiro set, que foi de muito alto nível», acrescentou o norte-americano explicando que da forma como joga «as coisas podem mudar muito depressa» e ele tanto pode «jogar mal como bem».

Depois de um primeiro set perdido para Gil, James Blake assumiu que ter ganho o primeiro break ao português na segunda partida foi o ponto de viragem neste encontro, pois ficou «muito confiante». Assim como o é no geral este triunfo na primeira ronda do torneio português: « Será sempre um ponto de viragem pela forma como joguei hoje, aconteça o que acontecer nesta semana. E se ganhar será mesmo de grande viragem.»

Como já tinha feito no Court Central logo a seguir ao encontro, James Blake voltou a não esquecer o valor de Frederico Gil, « um grande jogador». «Deu-me poucas hipóteses de falhar», disse o nº 16 do mundo com boa disposição: «Não sei onde tem estado nos últimos anos, mas este ano apareceu.» «[Gil] ssubirá no ranking e vai ser um adversário muito difícil para muitos jogadores», concluiu.