«Está o mar feito num cão» é uma expressão usual entre os pescadores algarvios e que se pode aplicar às dificuldades que o Portimonense tem sentido em governar-se. Em mares mais calmos navega o Olhanense, tranquilo na tabela classificativa e adversário deste sábado, num jogo marcado para as 19h15, em Portimão.

SIGA O PORTIMONENSE-OLHANENSE

Sem ganhar desde 26 de Setembro (1-0, ao Beira Mar) e só somando três pontos daí para cá, a nau comandada por Carlos Azenha tem necessariamente de vencer o derby algarvio, sob pena de afundar-se de vez num mar revoltoso, em que a linha de água (já) está a uma distância de sete pontos.

Obrigado a fazer-se à vida noutros mares (Estádio Algarve) enquanto visitado, o Portimonense volta agora a águas que conhece como as palmas das mãos (Estádio Municipal de Portimão), contando com mais apoio dos seus adeptos, isto se as últimas tempestades que assolaram o clube não terem deixado estragos.

Referimo-nos, obviamente, à contestação que tem sido feita a Carlos Azenha e à novela do início desta semana, em que o treinador colocou o lugar à disposição. Até por isso, este jogo assume importância acrescida para Azenha, que justifica o quadro negativo com lacunas de um plantel que não foi construído por si e pela infelicidade que tem perseguido os algarvios nos últimos jogos.

Em Olhão não há agitação na Ria Formosa (Olhanense não perde há três jogos) e, praticamente carimbada a manutenção, outros rumos mirará o barco de Faquirá, quiçá, aventurar-se a sair da barra, à conquista de outros horizontes (Liga Europa).

Equipas prováveis:

PORTIMONENSE

Ventura; Ricardo Pessoa, Ricardo Nascimento, André Pinto e Ruben Fernandes; Elias e Pedro Silva II; Candeias, Hélder Castro e Ivanildo; Pires

Outros convocados: Pedro Silva I, Di Fábio, Pedro Moreira, Soares, Lito, Calvin Kadi, Mourad e Patrick

OLHANENSE

Ricardo Baptista; Maynard, Maurício, Mexer e Carlos Fernandes; Fernando Alexandre e Nuno Piloto; Jorge Gonçalves, Rui Duarte e Paulo Sérgio; Djalmir

Outros convocados: Bruno Veríssimo, André Micael, Suarez, Ismaily, Lulinha, Cadú, Tiero, Carvajal e Yontcha