Tapado por Fredy Montero na luta pela titularidade no Sporting, Islam Slimani tem aproveitado todos os minutos para mostrar serviço a Leonardo Jardim. O avançado argelino tem sido um verdadeiro trunfo a saltar da manga do técnico para dar pontos aos «leões».

Slimani já tinha sido muito importante na reviravolta do Sporting frente ao Marítimo (3-2), mas agora assumiu ainda maior protagonismo, ao apontar o golo da vitória em Guimarães. Em ambas as ocasiões mostrou que não precisa de muito tempo para festejar: diante da equipa madeirense marcou ao fim de quatro minutos em campo, e no Minho precisou de sete.

O internacional argelino é, de resto, o jogador da Liga que precisa de menos minutos para marcar: atuou 76 minutos e marcou dois golos, o que dá uma média de um golo a cada 38 minutos.

No que diz respeito a golos a partir do banco, só há um jogador do campeonato com melhor registo: o benfiquista Lazar Markovic, que marcou três golos como suplente utilizado.

Mas se alargarmos o registo a outras provas, então Slimani tem quatro golos a partir do banco, contando com os jogos com o Alba e o Benfica, da Taça de Portugal.

Slimani está habituado a ser um trunfo, sobretudo na seleção argelina. Muitas vezes tapado pelo portista Ghilas ou por Djebbour, o avançado do Sporting não se deixa abater e dificulta a tarefa do treinador quando entra. Dos dez golos apontados ao serviço da seleção, três foram como suplente utilizado.

Foi assim o primeiro golo pela Argélia, de resto. A 2 de junho de 2012, frente ao Ruanda, entrou aos 58 minutos e marcou aos 80 (estava em campo há 22 minutos). Em março de 2013 a cena repetiu-se, frente ao Benim: entrada ao minuto 76 e golo aos 92 (marcou em 14 minutos). Cada vez mais rápido a marcar, Slimani precisou de apenas minutos para marcar ao Burquina Faso, no passado mês de junho: rendeu Djebbour ao intervalo e ao minuto 56 já estava de braços no ar.

Contratado no início da época ao CR Belouizdad, Slimani tem sido um elemento muito útil para o Sporting. E embora os «leões» tenham o melhor marcador da Liga, Fredy Montero, as exibições do argelino têm, pelo menos, alimentado o debate.

Mais do que colocar em causa a titularidade de Montero, discute-se a compatibilidade com Slimani. «Penso que são compatíveis. Viu-se com o Benfica. Sempre que o Slimani entra o Montero está em campo. Jogaram sempre juntos e fizeram coisas positivas», relembra Chokry Yousfi, empresário do argelino, em declarações à «Rádio Renascença».

O representante de Slimani acrescenta que este «talvez mereça mais tempo de jogo», mas diz também que «o futebol é assim». «Tenho a certeza que vai marcar mais golos com mais tempo de jogo», afiança, convicto de que Slimani «vai ser ainda melhor», e que «pode ser uma grande surpresa» esta época.

[artigo original: 17h02]