Triunfo tão suado quanto saboroso do Sporting em Guimarães. No último fôlego, quando os cronómetro assinalava a passagem para o minuto noventa, Slimani apontou o golo que coloca o Sporting ao lado do Benfica e na pegada do FC Porto, todos num ponto. Leonardo Jardim foi feliz nas substituições, tirou do banco o marcador do golo que decidiu o encontro. O V. Guimarães, esse, somou a quinta derrota consecutiva. 

Confira a ficha de jogo e as notas dos jogadores

O momento em que os dois conjuntos chegaram à décima jornada era delicado e merecia especial atenção. A eliminação da Taça de Portugal, e também da Taça da Liga no caso do V. Guimarães, esteve ainda presente no D. Afonso Henriques.

Comparativamente com os últimos jogos, os dois conjuntos apresentaram-se com algumas mexidas. Leonardo Jardim operou as mudanças já esperadas, Dier e Carrillo renderam os castigados Rojo e Wilson Eduardo. Do lado do V.Guimarães Amorim e Tomané apareceram de forma surpreendente no onze.

V.Guimarães entrou a assustar o leão

O encontro dependeria em muito da face que as duas equipas mostrassem ao jogo. O que se poderia esperar de um V.Guimarães vindo de quatro derrotas? E de um Sporting vindo de uma derrota na Luz, mas com hipóteses de se aproximar da liderança?

Fez mais peito o V. Guimarães nos minutos iniciais do encontro, culminando a sua audácia com uma bola enviada ao ferro logo ao minuto 7, pelo inevitável Maazou. O avançado do Níger tirou tinta do poste de Rui Patrício e deu cor à entrada destemida da equipa da casa.

O Sporting tremeu, mas não caiu. Soube segurar-se e acabou o primeiro tempo recomposto, e no meio campo do V.Guimarães, ainda que sem ser capaz de criar situações eminentes de golo.

Slimani entrou para marcar

De um lado havia Fredy Montero, do outro Maazou, mas estes dois nomes não foram sinónimo de golo no D. Afonso Henriques.

Fredy Montero pouco se fez notar, emparelhado entre Paulo Oliveira e Abdoulaye. O melhor que o Sporting estava a conseguir até àquele minuto 89, aliás, foi abanar as redes de Douglas, mas em situação de fora de jogo: golo bem anulado a Slimani.

Maazou, por outro lado, correu muito, fugiu várias vezes à marcação mas sempre para terrenos pouco ousados do terreno, esfumando hipotéticos lances de golo. 

Slimani, claro: confira os destaques do jogo

O jogo estava aberto, com toada e resposta, merecia golos, mas é certo que ninguém surgia para os fazer.

Da cartola, que é como quem diz do banco de suplentes, Jardim tirou Slimani. O argelino desbloqueou o jogo que parecia destinado ao empate, e acentuou neste Sporting o rótulo de candidato ao título.

Três pontos saborosos dos leões, num campo tradicionalmente difícil antes de receber o Paços de Ferreira no Estádio de Alvalade. Vida difícil para o V.Guimarães. Averbou o quinto desaire consecutivo em vésperas de disputar um jogo decisivo na Liga Europa diante do Rijeka.