Os Estados Unidos elaboraram um plano de contingência para a evacuação da delegação norte-americana presente em Sochi2014 em caso de emergência, informou à CNN uma fonte do Pentágono.

De acordo com a fonte, que pediu anonimato ao canal norte-americano, o plano de contingência foi estabelecido para ser posto em prática caso ocorra um grande ataque terrorista durante os Jogos Olímpicos de inverno, que vão decorrer entre 07 e 23 de fevereiro, na cidade russa de Sochi.

Como parte desse plano, vários navios foram deslocados para o Mar Negro e aviões de transporte C-17 estão disponíveis numa base dos Estados Unidos na Alemanha, o que permitirá estar em Sochi em apenas duas horas.

A operação está a ser coordenada pelo Departamento de Estado, mas deve contar com a permissão prévia do governo russo.

A preocupação com ataques terroristas nos Jogos Olímpicos aumentou desde os recentes ataques suicidas que aconteceram em Volvogrado, nos quais morreram 34 pessoas.

O presidente russo, Vladimir Putin, assegurou que a Rússia garantirá a segurança dos Jogos Olímpicos de Sochi e pediu à comunidade internacional que não tenha receio e se junte aos seus esforços para lutar contra o terrorismo.