O gasóleo continua a subir dia após dia. Esta semana, os postos com preços mais caros são no Algarve, Lisboa e Porto, e autoestradas. Diferenças no país variam em 30 cêntimos na gasolina e em 36 cêntimos no gasóleo

Com parte do país a atestar depósitos para tirar férias e fins de semana prolongados, aproveitando os feriados nacionais e municipais, os preços dos combustíveis não dão tréguas: o gasóleo subiu todos os dias esta semana e prevê-se que continue a subir na próxima segunda-feira; a gasolina desceu ligeiramente.

Dados oficiais da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que, esta quinta-feira, o preço médio em 2.414 postos de combustíveis em Portugal continental do gasóleo simples era de 2,04 euros por litro, enquanto a gasolina simples 95 custava 2,169 euros por litro.

Desde a segunda-feira da semana passada (6 de junho), em média o gasóleo simples encareceu 14,7 cêntimos por litro. A gasolina simples desceu 0,2 cêntimos.

Mas estes são os preços médios: as variações no país são grandes.

Diferenças de 30 a 36 cêntimos

No gasóleo simples, há postos em Portugal com diferenças de 36 cêntimos entre si. A diferença entre abastecer um depósito de 50 litros no posto mais barato ou no posto mais caro é de 18 euros.

Segundo os dados depositados no site da DGEG, o posto com o preço mais barato em Portugal situa-se em Vilar Formoso, no distrito da Guarda, junto à fronteira com Espanha. No Intermarché de Vilar Formoso, um litro de gasóleo custava ontem 1,849 euros por litro.

Já o posto mais caro do país esta quinta-feira era o da Repsol da Marina de Vila Real de Santo António, aliás também perto da fronteira com Espanha: aí, um litro de gasóleo simples custava ontem 2,209 euros por litro.

Na gasolina, a banda de variação é de 29,5 cêntimos.

O Intermarché de Vilar Formoso volta a ser o mais barato do país, com a gasolina simples 95 a custar 1,999 euros por litro. Já o postos mais caros do país na gasolina simples 95, que cobram ambos 2,294 euros por litro, são a BP de Xabregas em Lisboa e a BP de São João de Brito no Porto. 

Saiba mais sobre este assunto na CNN Portugal