O Sporting está quase há seis anos sem ganhar um jogo na Liga dos Campeões. A receção ao Schalke 04 surge como mais uma oportunidade para bloquear o irritante tic tac. O tempo passa e os leões não se impõem na mais importante prova europeia de clubes.

A 9 de dezembro de 2008, em Basileia, um golo de Yannick Djaló colocou o Sporting de Paulo Bento nos oitavos-de-final da Champions. Depois veio a humilhação em forma de tanque de guerra alemão. O Bayern marcou 12 golos em dois jogos.

Da tal última vitória, sobrevive no plantel o nome de Adrien Silva. Rui Patrício não esteve nessa partida, embora fizesse parte do grupo.

SPORTING: os 20 convocados para o Schalke 04

Adrien saltou do banco ao intervalo, para o lugar de Bruno Pereirinha, e acabou por ser importante na preservação da vantagem adquirida aos 19 minutos.

Serve o nome de Adrien para recordar esse triunfo, já perdido no tempo, e também para sublinhar outra efeméride: foi o mesmo Adrien o autor do golo na única vitória do Sporting contra equipas alemãs nas provas da UEFA.

A 1 de outubro de 2009, em Alvalade, o Sporting recebeu e venceu o Hertha Berlim por 1-0. O jogo contou para a Liga Europa e Adrien marcou aos 19 minutos.

SCHALKE 04: os 21 escolhidos de Roberto Di Matteo

Adrien, Adrien, Adrien. O nome do médio está omnipresente e entra com direito a destaque neste verdadeiro ajuste de contas.

Com as equipas da Alemanha [13 derrotas em 19 jogos], com o Schalke [derrota 4-3 em Gelsenkirchen], com a história na Champions [não vence há seis anos], mas também com os próprios adeptos, depois do pesado 3-0 sofrido em Guimarães.

A comunicação de Bruno de Carvalho, fortemente criticada em muitos quadrantes leoninos, estará, porventura, também de forma implícita nesta jogo tão importante.

Marco Silva, sempre num tom mais conciliador, assegura que não é homem para deixar «os jogadores sozinhos num momento negativo».

Pronto para o duelo, o técnico está também a fazer tudo para desviar os pensamentos dos atletas do tema relativo à arbitragem. O trabalho da equipa russa em Gelsenkirchen foi decisivo no primeiro jogo.    

EQUIPAS PROVÁVEIS

SPORTING



SCHALKE 04