Aquilani admitiu que uma das razões por ter escolhido o Sporting foi por poder vir a ser treinado por Jorge Jesus, um treinador que só lhe merece elogios e a quem reconhece bastante valor. A revelação foi feita em entrevista ao jornal Record.

«Surpreendeu-me a sua forma de trabalhar. Aliás, posso dizer que uma das razões por que também vim para o Sporting foi porque ele seria o treinador, trata-se de um treinador de top. Já tinha ouvido falar muito dele, e além disso, sabia que se ele vinha para aqui é porque estávamos a iniciar um projeto vencedor. Trata-se de um treinador que trabalha a 360.º, desde a tática ao mais pequeno pormenor. Mete-se em tudo, não deixa nada ao acaso, e isso não deixa nenhum jogador indiferente.»

Assim, e dizendo que no final da carreira dirá que se lembra bem de Jorge Jesus, o italiano comparou-o a Fabio Capello: «Provavelmente, colocava-o ao nível de Capello. Foi o meu primeiro treinador na Roma e é um técnico muito importante no percurso de um jovem. Capello era uma espécie de martelo para os jovens, sempre a dar-nos na cabeça. Jorge Jesus é muito semelhante nesse aspeto e faz-me lembrar Capello, não para até conseguir aquilo que na sua opinião entende como o melhor.»