Junya Tanaka ainda anda à procura do primeiro golo oficial com a camisola do Sporting, mas já tem uma ideia de como gostava que fosse.

«Quero marcar num remate de fora da grande área. Como aquele que fiz ao Al-Ittihad, na pré-temporada. Aquele é o meu tipo de golos», revelou Tanaka em entrevista à Soccer Digest.

«No futuro com confiança é isso que quero fazer. Sou um avançado que tem no remate, e no remate de longa distância, a característica mais importante. Acho que os vídeos do Youtube resumem bem o meu estilo. No Youtube eu sou um fenómeno e acredito que os olheiros do Sporting viram esses vídeos antes de contratar-me.»

Por isso, e porque se vê como um avançado móvel que gosta de sair da área, Tanaka garante que o modelo de jogador que ele tenta seguir atua em Espanha, e no Real Madrid.

«Gosto do Benzema», refere. «Eu sou um jogador que tira vantagem do jogo dos companheiros, por isso olho para avançados que joguem como eu para poder melhorar.»

«O Benzema tem um jogo completamente sincronizado com Ronaldo e Bale. A equipa funciona bem e quando um deles está menos bem, há outro que resolve. Eu penso que isso tem alguma semelhanças com o que acontece no Sporting, mas não é fácil fazer o que eles fazem.»

O japonês, que foi integrado na primeira convocatória de Javier Aguirre e voltou por isso a ser opção para a seleção, fala de resto do Sporting como um grande desafio.

«A pressão em Portugal é diferente. A temporada tem mais de trinta jogos e em cada jogo a equipa está pressionada a não perder pontos», garante.

«Temos cinco pontos, já perdemos alguns, mas não podemos deixar escapar a confiança porque tem de manter sempre a continuidade. Não se pode ter medo de perder.»

A integração numa cultura tão diferente, garante, está a correr bem. «Eu sou uma pessoa aberta e que gosta de brincar, mas estamos a falar de um conhecimento superficial», admite.

«Estou a dar-me bem neste contacto inicial, danço no balneário, canto e entro nas brincadeiras. Vou jantar com os companheiros de equipa, tudo bem. O problema é quando temos de falar a sério. O relacionamento a partir daí torna-se difícil. Mas estudo todos os dias para aprender português.»

Veja como Tanaka é um fenómeno no Youtube: