A Suécia treinou a marcação de penáltis antes do jogo desta terça-feira com Portugal, confirmou Erik Hamrén. O treinador tem toda a gente disponível, mas não deu grandes pistas quanto ao onze que deverá jogar em campo.

«Alguns dos jogadores que estão habituados a marcar penáltis não precisam de treinar, porque fazem-no muito. Mas os jogadores que não estão habituados fizeram-no hoje. É uma coisa mental, mas precisam de o fazer, precisam de o fazer às vezes antes dos jogos. Treinámos um pouco, sim», revelou o treinador na conferência de imprensa de antevisão do jogo.

Hamrén garantiu também que o guarda-redes Isaksson está operacional, depois de ter saído com queixas da Luz, e que tem aliás toda a gente disponível, o que foi visível no treino desta manhã no Friends Arena, que teve os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social. «Isaksson está bem, não tem problemas. Todos estiveram 100 por cento no treino, o que é ótimo.»

«Se conseguirmos ganhar a bola mais alto do que na segunda parte em Lisboa, estaremos mais perto de marcar e criar oportunidades. Talvez a grande diferença é que tivemos três boas oportunidades na primeira parte em Lisboa e não marcámos. Esperamos ter um pouco mais de qualidade e felicidade na finalização», disse ainda Hamrén, que de resto não deixou muito claro se essa estratégia passará por mexer no onze. 

Na imprensa sueca tem-se especulado sobre a hipótese de o veterano Anders Svensson recuperar a titularidade em detrimento de Elm no meio-campo. Hamrén não adiantou muito sobre o assunto, mas elogiou o trabalho defensivo de Elm na Luz.

O treinador falou também na hipótes de o teto do Friends Arena poder estar fechado, outro dos temas que tem sido motivo de debate. Diz que a decisão apenas será tomada na manhã do jogo, mas também que não está assim tanto frio, pelo que «não fará grande diferença».

A manhã da véspera do jogo foi da Suécia. Começou com nada menos que seis jogadores a falar na zona mista, seguiu-se o treino e depois a conferência de imprensa do selecionador, que teve apenas um punhado de respostas em inglês e depois seguiu toda em sueco. À tarde é a vez de Portugal no Friends Arena. A seleção treina às 16h e Paulo Bento falará depois.