«O número de reclamações registado traduz um aumento de 36% face ao verificado em 2007, o que em boa medida se deve ao aumento constante do volume de folhas do livro de reclamações», explica a Anacom.
Negar livro de reclamações dá multa de 30 mil euros
Transportes públicos geram 44 queixas por dia
Das reclamações registadas, 75% provêem dos livros de reclamações, 18% chegam através de e-mail ou via balcão virtual, e 7% chegam através de carta ou fax.
Tal como nos anos anteriores, o sector das comunicações electrónicas continua a ser o mais visado nas reclamações. «Seja no âmbito das reclamações directamente dirigidas à Anacom (7.679 em 8.051), seja nos livros de reclamações (18.420 num total de 24.994)», refere o regulador.
Ao todo, o sector totaliza 26.099 reclamações, cerca de 79% do total. O sector postal é responsável por cerca de 20% das queixas.
Dentro das comunicações electrónicas, o serviço de acesso à Internet motivou o maior número de reclamações por cada 1.000 clientes, logo seguido do serviço telefónico em local fixo, com 2,46 reclamações por cada 1.000 habitantes e do serviço de distribuição de televisão por cabo, com 2,06.
Assunto mais visado é facturação
«No sector das comunicações electrónicas e ao nível das folhas dos livros de reclamações, houve uma preponderância das questões associadas a equipamento, assistência técnica, atendimento ao cliente e facturação», acrescentam.
Já no âmbito das reclamações directamente dirigidas a esta Autoridade, os assuntos mais visados nas reclamações foram os associados a facturação (com particular relevância para as situações de incorrecções nas facturas), a contratos (com uma grande incidência de situações de alterações contratuais) e a assistência técnica.
No que se refere às solicitações recebidas nos serviços de atendimento ao público da Anacom, foram registadas 7.319 solicitações, das quais 6.622 corresponderam a reclamações e as restantes 697 a pedidos de informação.
«A grande maioria das solicitações foi apresentada por via telefónica e incidiu sobre o sector das comunicações electrónicas, destacando-se o serviço telefónico em local fixo como o mais reclamado», rematam.
RELACIONADOS
Operadoras têm de compensar clientes na mudança de número
Bruxelas autoriza desregulamentação parcial da banda larga
Anacom multa três entidades num total de 13,5 mil euros
Deco desafia Governo a fazer nova lei sobre facturação ao segundo
Anacom multa PT Comunicações em 60 mil euros
Negar livro de reclamações dá multa de 30 mil euros
Transportes públicos geram 44 queixas por dia
Mudanças de pacotes e más condições lideram queixas de viagens