Carlos Alcaraz conquistou, pela primeira vez, o torneio Roland Garros ao bater por três sets a dois Alexander Zverev, quarto no ranking ATP.

O espanhol, terceiro do mundo, conquistou o torneio parisiense ao cabo mais de quatro horas de uma final muito disputada.

Este é o primeiro título de 2024 para o tenista de 21 anos, depois de em 2023 ter conquistado o título em Wimbledon.

Na tarde deste domingo, Alcaraz arrecadou o primeiro «set», vencendo por 3-6. Todavia, na resposta, o alemão operou a reviravolta, por 6-2 e 7-5.

Em claro favoritismo no coração das bancadas, Alcaraz «ressuscitou» ao quarto «set». Como tal, assinou um impressionante 0-4. De parada e resposta – e numa fase em que as pernas exigiam atenção dos fisioterapeutas – Zverev voltou ao jogo, reduzindo para 4-1.

Todavia, Alcaraz confirmou o momento ascendente, mantendo o discernimento, sobretudo a nível posicional e psicológico. Assim, assinou o 6-1 e forçou o quinto e decisivo «set», onde voltou a vencer por 6-2, garantindo a conquista do título.

Na hora dos heróis, ambos finalistas acusaram a tensão, ora em lances aparentemente ganhos, ora na reação às decisões do árbitro. Em todo o caso, Alcaraz permaneceu pleno de energia, testando a resiliência do adversário.

Neste século, é o 17.º Roland Garros conquistado por um tenista espanhol. Importa esclarecer que 14 edições do torneio foram arrebatadas por Nadal. Além do astro espanhol, também Juan Carlos Ferrero (2003) e Albert Costa (2002) celebraram.

Por sua vez, Alexander Zverev esteve muito próximo de terminar com a «malapata» germânica neste Grand Slam, uma vez Henner Henkel, em 1937, foi o último alemão a conquistar o Roland Garros.