O «leão» começa a estar de garras afiadas e em campo é mesmo o Rei. O adversário foi Middlesbrough, mas a verdade é que foi com facilidade que o Sporting venceu os ingleses e garantiu a presença na final do Torneio Internacional do Guadiana, este sábado (21h15), frente ao V. Setúbal.
Uma boa exibição motivada pelo figurino que a equipa começa a ter. Em campo as movimentações funcionam e as compensações, principalmente no aspecto defensivo, foram bem feitas. Posto isto, estava tudo «arrumado» para um domínio claro da equipa de Alvalade, frente a um «Boro» fragilizado e que ficou reduzido a 10 pela expulsão de Boateng (42m), após agressão a João Moutinho.
José Peseiro mantém-se fiel ao esquema (4x1x3x2) que deu ao Sporting o estatuto de melhor futebol da Superliga da época passada e as boas movimentações ofensivas fizeram com que os leões mandassem no jogo e alcançassem uma confortável vitória (4-0).
Todos os golos tiveram sotaque brasileiro. Não se dançou o samba, mas pouco faltou. Os golos foram comemorados «à séria», principalmente o do estreante Deivid, que teve uma «estreia de leão», marcando de cabeça.
Rochemback bisou. O primeiro golo (17m) surgiu de uma boa movimentação de João Moutinho para Liedson, com este a atrasar para o médio brasileiro rematar forte de fora da área, em zona frontal. Já com a braçadeira de capitão, Roca converteu uma grande penalidade sofrida por Varela (84m).
O outro golo foi marcado por Manoel. O brasileiro contratado ao Moreirense tem o futuro indefinido, já que José Peseiro está indeciso se será ele ou Silva o avançado dispensado, mas não se incomodou com esta realidade. Um minuto em campo bastou para receber bem um cruzamento de Tello e marcar (76m).
O «Boro» foi um adversário mais fácil do que o esperando e nunca teve argumentos para criar problemas à defensiva leonina, facto que fez com que Tonel tivesse uma estreia discreta.
A menos de duas semanas da importante pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Sporting está a crescer de forma e os reforços começam, pouco a pouco, a integrarem-se na equipa. Que o digam Edson, já com o estatuto de titular, e Luís Loureiro, que entrou na segunda parte e também esteve bem.
FICHA DO JOGO
Estádio do Portimonense, em Portimão
Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)
Auxiliares: António Godinho e Pedro Pinheiro
4º árbitro: Carlos Macedo
SPORTING (4x1x3x2): Ricardo; Rogério (Miguel Garcia, 66m), Polga, Beto (Tonel, 66m) e Edson (Paíto, 79m); Rochembak; Carlos Martins (Tello, 66m), João Moutinho (Luís Loureiro, 46m) e Douala (Varela, 75m); Sá Pinto (Deivid, 46m) e Liedson (Manoel, 75m).
Treinador: José Peseiro.
MIDDLESBROUGH (4x4x2): Mark Schwarzer; Stuart Parnaby (Bates, 62m), Southgate, Eniogu e Queudrue; Mendieta, Boateng, Parlour e Downing (Cartermole, 83m); Yakubo e Jimmy (Doriva, 46m).
Treinador: Steve McLaren.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: Rochemback (17 e 83m, g.p.), Deivid e Manoel (76m).
Disciplina: cartão amarelo a João Moutinho (42m); cartão vermelho a Boateng (42m).
Resultado final: 4-0.