Giovanni Trapattoni recordou esta segunda-feira Eusébio como um «adversário leal», recordando a final da Taça dos Campeões de 1963, mas também como um «amigo», lembrando os tempos em que foi campeão como treinador do Benfica, em 2004/05.
«Era um amigo, um adversário muito leal e quando o encontrei no Benfica, como elemento da estrutura do clube, foi um amigo. Vai fazer muita falta, é uma grande perda», afirmou o antigo treinador do Benfica, em declarações à agência Lusa.
O antigo internacional italiano defrontou Eusébio, quando representava o Milan, na final da Taça dos Campeões Europeus de 1962/63, em Wembley, que o Benfica perdeu por 1-2. Os dois jogadores aparecem juntos numa fotografia histórica que retrata o lance do golo solitário do Pantera Negra. «É uma fotografia que tenho no meu livro de recordações, que mostra quando Eusébio arranca do meio-campo, em potência, e eu corro direito a ele, mas ele era muito mais veloz do que eu e fez um golo a Ghezzi, um golo incrível, e agora devo reconhecer que era impossível deter o Eusébio», explicou Trapattoni.
O antigo jogador apenas equipara o brasileiro Pelé a Eusébio, sem esquecer que o Benfica, na altura, já contava com Mário Coluna. «O Benfica antes do Eusébio tinha o Coluna, mas o Eusébio era o maior no seu tempo. Creio que nessa altura só se falava de Pelé e Eusébio, que venceu a Taça dos Campeões. Era um jogador com técnica potente, que fazia golos de pé em força, mas também fazia golos de cabeça», salientou.
A morte de Eusébio, no domingo, aos 71 anos, apanhou Trapattoni desprevenido. «Já sabia que o Eusébio não estava bem, mas creio que devo uma palavra à família, que foi um grande desgosto, porque Eusébio não era só um campeão, um adversário, mas também um grande amigo quando estive no Benfica. Ajudou-me, esteve comigo e, por isso, considero que é uma grande perda para mim, mas também para o futebol mundial, porque Eusébio, no seu tempo e com o grande Benfica, era juntamente com o Pelé um dos grandes jogadores do Mundo», rematou.
Benfica
6 jan 2014, 12:41
Trapattoni: «Era impossível travar Eusébio»
Treinador italiano defrontou avançado antes de trabalhar com ele no Benfica
Treinador italiano defrontou avançado antes de trabalhar com ele no Benfica
VÍDEO MAIS VISTO
NOTÍCIAS MAIS LIDAS