A Hotels.com divulga esta segunda-feira os resultados do Hotel Price Index (HPI) do quarto trimestre de 2008, relativos aos preços médios pagos por quartos de hotel nas diferentes classificações de estrelas nas principais cidades do mundo.

Estes dados revelam que Lisboa se encontra no grupo das 10 principais cidades nas quais se consegue reservar um hotel com maior classificação de estrelas por um valor mais baixo.

Nova Iorque: onde se obtém apenas 1,6 estrelas por 100 euros

O «top ten» inclui Bangkok, Las Vegas, Cidade do México, Sydney, Varsóvia, Budapeste, Marrakech, Praga, Dublin, Berlim e Lisboa (estas duas em ex-aequo).



Por outro lado, Nova Iorque foi a cidade onde se obteve menos luxo, conseguindo apenas 1,6 estrelas com 100€.

Genebra com alojamento mais caro

Na Europa, Genebra apresenta-se como a cidade com alojamento mais caro, 177 euros, tendo também resistido à crise económica mundial e apresentando uma subida de preços na ordem dos 15%.

Os dados demonstram também as cidades em que os viajantes conseguiram encontrar as melhores promoções e em que cidades faz toda a diferença procurar o melhor negócio: em alguns casos, como por exemplo em Berlim, Dublin e Praga, os viajantes podem conseguir mais uma estrela por apenas mais 3 euros.

Moscovo é a cidade mais cara

No que se refere às disparidades entre cidades, Moscovo permaneceu a cidade mais cara no último trimestre de 2008, com uma média de 231 euros apesar de ter apresentado uma quebra de 16% quando comparando com o mesmo período do ano anterior.

Por outro lado, Abu Dhabi registou uma subida de 24% nos preços médios (a maior subida), tornando-se assim a segunda cidade mais cara, com 224 euros de preço médio.

Este relatório foi realizado com base num conjunto de 68 mil hotéis situados em mais de 12.500 locais de todo o mundo.