A final da Taça de Portugal frente o FC Porto e o Tondela, agendada para o próximo domingo, tem importância acrescida para outro clube, o Vitória de Guimarães, para além de definir em que prova europeia irá participar o Sp. Braga.

Por partes.

FC Porto e Sporting entram na fase de grupos da Liga dos Campeões, Benfica vai disputar a 3.ª pré-eliminatória da prova.

Segue-se a Liga Europa, em que o Tondela tem um papel decisivo. A equipa beirã terminou o campeonato na 17.ª posição e foi relegada para a II Liga. Porém, pode disputar a competição europeia se vencer a final da Taça de Portugal.

Em caso de triunfo no Estádio Nacional, o Tondela garante o apuramento para a Liga Europa, com Sp. Braga (4.º classificado) e Gil Vicente (5.º) a entrarem na próxima edição da Liga Conferência. Neste cenário, o V. Guimarães (6.º) fica de fora das provas europeias.

Se o campeão FC Porto vencer a Taça de Portugal, o Sp. Braga passa para a Liga Europa e o V. Guimarães disputa a Liga Conferência a par do Gil Vicente. O Tondela ficará fora da UEFA, se tal acontecer.