O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

VASCO FAÍSCA, FC PLATANIAS (GRÉCIA):

«Olá a todos ,

Em primeiro lugar, gostava de me apresentar atendendo a que, provavelmente, não são muitos os leitores que têm acompanhado, de perto, a minha carreira como futebolista profissional.

Alguns não me conhecem e outros pouco saberão sobre a carreira que foi (e continua a ser) quase toda ela construída no estrangeiro e, de alguma forma, longe dos grandes palcos.

O meu nome é Vasco Faísca, sou um futebolista profissional português, natural de Lisboa, filho de um algarvio e de uma alentejana. Amo as minhas raízes, mas aquela a que me sinto mais ligado (por razões de vivência) é à costela Algarvia, por ter crescido e vivido em Faro até aos dezasseis anos, pelo que não admira que seja essa, afinal, a minha cidade.

Hoje com trinta e três anos (e na minha décima sexta época como futebolista profissional) estou na Grécia, na Ilha de Creta e jogo no FC Platanias, clube que disputa a Superliga Grega .



O Maisfutebol fez-me um desafio, refleti e aceitei. Porque aceitei? Não por pensar que os meus dotes literários vos possam encantar, mas, principalmente, por outros dois motivos. O primeiro, o amor incondicional que tenho pelo futebol e o gozo que me dá poder falar do mesmo, expondo algumas das minhas ideias e visões sobre aquele que para mim e para tantos é o jogo mais bonito do mundo. E segundo, porque sendo um privilegiado ator e por vezes espectador dos bastidores do mundo do futebol, tenho algumas histórias interessantes e engraçadas que julgo possam entreter os leitores do Mais Futebol e das crónicas Made In Portugal.

Então, para terminar a minha primeira crónica, conto-vos uma pequena curiosidade sobre esta minha aventura Grega. Como se costuma dizer, o mundo é pequeno e o ‘mundo do futebol’ não foge à regra.

Aqui no FC Platanias, na ilha de Creta, a milhares de quilómetros de Portugal, tive o grande prazer de conhecer o meu colega e amigo Vasco Fernandes.

As curiosidades deste encontro para mim começavam já no facto que em onze anos de Itália nunca ter tido um português numa equipa comigo. Aqui encontrei dois, o Vasco Fernandes e o Emídio Rafael que em Janeiro nos deixou para ir para o Estoril Praia, e ao qual aproveito para desejar muito boa sorte nesta nova experiência.

Mas o engraçado com o Vasco é que não só é português, como também é algarvio como eu. Vivemos a 10 km de distância ( distância que separa Faro e Olhão) e nunca nos tínhamos conhecido! Somos os dois defesas centrais e chamamo-nos os dois Vasco F...

Com certeza é algo de inédito, o FC Platanias, clube da ilha de Creta, que participa na primeira liga grega, tem como dupla de centrais dois moços do Algarve, o Vasco Fernandes e o Vasco Faísca!

Um abraço e até breve,

Vasco Faísca»


Πλατανιάς - Πανιώνιος 1-0, 17η αγωνιστική (HL) por greeksuperleague