O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

BRUNO CARVALHO, BERCHEM SPORT (BÉLGICA)

«Olá a todos,

Venho de novo partilhar algumas experiências que vou tendo em solo belga.

O novo ano trouxe-me um novo projecto, um projecto mais aliciante quer a nivel desportivo quer a nivel pessoal. Em recebi um convite de um clube que milita na terceira divisão (Campeonato Nacional de Séniores em Portugal).

Juntamente com algumas pessoas mais próximas acabei por decidir aceitar este convite (novamente emprestado pelo Royal Antwerp, clube com o qual ainda tenho contrato e que termina a 30 Junho) , um projeto muito bom em que o principal objetivo é a subida de divisão.

O clube é tambem um histórico da Bélgica, de seu nome K.Berchem Sport. É um clube de Antuérpia que passou alguns anos na Liga e claro o objetivo passa por voltar à elite do futebol belga nos próximos anos.

Iniciei os primeiros tempos com grande motivação, tentando adaptar-me aos novos colegas, aos treinadores e a todo o staff o mais rapidamente possivel, o que foi conseguido com alguma facilidade devido ao grupo forte e amigo que temos.

Por sua vez o primeiro jogo trouxe alguns dissabores. Acabámos por perder o jogo, estando a ganhar por 1-0 até aos 65 minutos, altura em que tive de abandonar o relvado com uma lesão muscular.

Pensava que não seria nada de especial mas passadas 48horas veio a confirmar-se um rotura muscular o que me impossibilita neste momento de treinar e ajudar a equipa nos seus objetivos.

O tratamento com qualidade neste tipo de lesões é fundamental para uma recuperação rapida e 100% eficaz. Recuperação essa que tem sido feita com grande rigor e profissionalismo juntamente com o fisioterapeuta do clube.

Faço neste momento tratamentos bi-diários o que provavelmente ajudará a que o meu regresso esteja para breve. Espero que depois deste percalço tudo volte à normalidade e possa fazer aquilo que mais gosto, que é jogar futebol .

Gostava de vos deixar um curto comentário acerca do dérbi lisboeta que se jogou nesta terça-feira. Um Benfica-Sporting é um sempre um jogo escaldante, cheio de emoções e rivalidade.

Sendo eu sportinguista claro que gostaria que o meu clube tivesse ganho mas foi um grande jogo onde a força do Benfica em termos coletivos e individuais marcou a diferença. O Sporting sentiu muito a falta de um menino mas que já é uma 'âncora' na transição defesa-ataque: William Carvalho.

Para finalizar posso acrescentar que este tipo de jogos aqui por casa vivem-se de forma muito particular pois a minha namorada é benfiquista e acabamos por fazer sempre uma brincadeira que consiste em que o derrotado pague um jantar ou almoço ao vencedor. Isto tudo sempre com muito fair-play à mistura, embora eu não goste de perder nem a feijões.

Está mais do que visto que sou eu que irei com muito gosto pagar este jantar.

Com esta ultima observação me despeço deixando um grande abraço a todos os leitores do Maisfutebol.

Até breve,

Bruno Carvalho»