O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

ROMEU TORRES, AL AHLI CLUB (BAHRAIN):

«Olá a todos,

O meu nome é Romeu Torres e sou natural da freguesia de Monte Córdova, concelho de Santo Tirso. Tenho 27 anos, sou avançado e fiz toda a minha formação no FC Paços de Ferreira. Passei por Fiães, Portosantense e Desportivo das Aves até voltar ao P. Ferreira, onde disputei a Liga e a Liga Europa.

Em 2011, saí do clube e fui para o Arouca. Seguiram-se Penafiel e Trofense até receber um ‘convite das Arábias’ no início da época. Fui muito bem recebido. O nível de vida no Bahrain é bom e o país é extremamente tranquilo.

Estou a representar o Al Ahli, um dos clubes históricos do Bahrein e que foi por diversas vezes campeão. A nível pessoal, as coisas têm corrido bem, já que sou um dos melhores marcadores.

  
Vivo na Amwaj Island, a melhor zona e a que tem mais europeus aqui no Bahrein. É uma espécie de minicidade flutuante!

Aqui existe uma comunidade portuguesa com cerca de 60 pessoas, incluindo o mister Bernardo Tavares, que está a fazer um excelente trabalho no Al Hidd Club e me tem ajudado na integração.

A questão financeira foi, sem dúvida, um atrativo. Mas para além disso, aqui sentimo-nos mais valorizados do que em Portugal. No nosso país, o jogador português é cada vez menos valorizado, mesmo tendo o melhor do mundo e excelentes valores em todas as divisões. Enfim. É este o nosso Triste Fado.

Aqui sentimo-nos especiais e percebemos isso quando os próprios colegas de equipa passam o tempo a pedir que tiremos fotos com eles. Para além disso, estão sempre a fazer perguntas sobre o Cristiano Ronaldo e o José Mourinho.

Para se perceber a dimensão do fenómeno, basta dizer que metade dos jogadores tem o mesmo corte de cabelo que o Ronaldo.

  
Esta é, claro, uma cultura completamente diferente mas estou adaptado e aprendi a respeitar as regras. Vou passando a minha vida entre casa, treinos, jogos, shopping com a família e alguns convívios com os outros portugueses no Bahrein.

Passamos tempo em casa dos nossos amigos Raul e Francisco ou na Tugabakery, uma pastelaria portuguesa aqui no Bahrain, propriedade do amigo e alentejano Alberto. Um breve contarei mais.

Um abraço a todos os leitores do Maisfutebol,

Até à próxima,

Romeu Torres»