Miguel Veloso partiu esta segunda-feira, ao final da tarde, rumo a Génova, para o início de uma nova fase da sua carreira. Para trás, o médio deixa o clube que o formou, «como jogador e como homem», «um grupo fantástico» que lhe deixa alguma «tristeza» na hora da partida. Pela frente, Miguel diz que vai finalmente cumprir o «sonho» de pode afirmar-se no futebol internacional.

Com que sentimento é que deixou o Sporting?

- Vou de certa forma com um pouco de tristeza, vou deixar o clube que me formou, que me fez homem e jogador, daí sentir alguma tristeza.

Estava à espera de sair esta temporada?

- O Sporting foi a equipa que me deu tudo, se ficasse, ficaria de alma e coração, mas já que foi assim, vou tentar afirmar-me noutro campeonato.

Mas já tinha pedido para sair nas outras temporadas, porquê?

- Qualquer jogador tem o sonho de poder jogar lá fora e eu não fujo à regra. Não o consegui anteriormente, este ano posso ir, vou tentar afirmar-me no futebol internacional.

Acredita neste Sporting que deixa para trás?

- Acredito por todas as pessoas que estão à volta do clube, pelos atletas, pelo grupo fantástico que o Sporting tem, acho que tudo é possível. Desejo as maiores felicidades a todos os sportinguistas.

Já tinha saído João Moutinho, sai agora Miguel Veloso, a formação do Sporting não está a correr bem?

- Pelo contrário, o Sporting, para mim, é a melhor escola de formação, é isso que tem provado ao longo dos anos, ninguém cria mais jogadores do que o Sporting. Agora também há que pensar nos jogadores. Os jogadores têm sonhos e há que respeitar isso.

Como é que viu a saída de João Moutinho? Os dirigentes disseram que era uma maçã podre no plantel. Cresceu com ele no clube, como é que viu essa situação?

- Sobre isso, tudo o que havia para dizer já foi dito. Não vou mexer no passado.

Que expectativas leva para o Génova?

- É poder chegar, adaptar-me o mais rápido possível e poder ajudar o clube que me contratou.

Mas o que é que o Génova lhe pode oferecer?

- Já que se concretizou, vou tentar fazer o meu melhor, tentar evoluir cada vez mais e ajudar o Génova a conseguir os seus objectivos.

Já falou com o Eduardo?

- Já falei com ele por telefone, não pessoalmente. No dia em que fui fazer os exames foi um pouco a correr, mas amanhã já vou ter oportunidade de estar com ele.

Como é que vê a actual situação de Carlos Queiroz?

- Apanhou-me um pouco de surpresa, não estava à espera disto. Espero que corra da melhor maneira. Acho que Queiroz tem vindo a fazer um bom trabalho, conseguiu qualificar Portugal, mas não me cabe a mim decidir.

O jogador viajou ao final da tarde desta segunda-feira e vai ser apresentado como jogador do Génova amanhã, pelas 16h15 locais (mais uma hora em Lisboa), antes do início do segundo treino do dia da equipa.