Já estava anunciado, mas agora é oficial. Vicente del Bosque, selecionador de Espanha, convocou Diego Costa, avançado do Atlético de Madrid, nascido no Brasil, mas com dupla nacionalidade. A confirmação veio da boca do próprio selecionador, na conferência de imprensa sobre os dois particulares que os campeões do Mundo vão realizar com Guiné Equatorial (16 novembro) e África do Sul (19 novembro).

«Está a jogar muito bem, está num momento espetacular. É mais uma opção, Diego Costa não tira nada, mas acrescenta. É evidente que nos movemos para que ele viesse. Cumpria todos os requisitos, pessoalmente deixou-nos uma magnífica impressão e por isso o chamámos. O crédito não é ilimitado para ninguém, mas daqui até março temos tempo para ir vendo, está nas mesmas condições do que todos os outros», destacou o selecionador.

Uma convocatória de 23 jogadores entre os quais também se destaca o regresso de Xabi Alonso que já tinha voltado a jogar pelo Real Madrid depois de um longo período em que esteve a recuperar de lesão. Entre os ausentes, além de Piqué, Silva, Michu e Isco, destaca-se Xavi Hernánez, médio do Barcelona, poupado para estes particulares. Callejón, apesar das boas exibições no Nápoles, também não está nesta lista. «Ele está a jogar bem, mas não podemos fazer uma convocatória todas as semanas. Neste momento, consideramos que estes 23 servem totalmente as nossas necessidades», explicou ainda Del Bosque.

Quanto às aspirações para o Mundial do Brasil, o selecionador espanhol sentiu necessidade de travar euforias. «Já me viram aqui dizer que vamos ganhar o Mundial? Também íamos vencer os Jogos Olímpicos. Temos de ser prudentes», destacou ainda.

Confira a lista completa dos convocados:

Guarda-redes: Víctor Valdés (Barcelona) Iker Casillas (Real Madrid) e Reina (Nápoles).

Defesas: Juanfran (Atlético), Arbeloa (Real Madrid), Sergio Ramos (Real Madrid), Albiol (Nápoles), Íñigo Martínez (Real Sociedad), Alberto Moreno (Sevilha) e Monreal (Arsenal).

Médios: Sergio Busquets (Barcelona), Xabi Alonso (Real Madrid), Javi Martínez (Bayern), Cazorla (Arsenal), Iniesta (Barcelona), Koke (Atlético), Cesc Fábregas (Barcelona), Juan Mata (Chelsea) e Jesús Navas (Manchester City).

Avançados: David Villa (Atlético), Negredo (Manchester City), Diego Costa (Atlético) e Pedro (Barcelona).