Os jogadores do Barcelona levaram a sério a advertência de Guardiola e mesmo na ressaca do título mundial, conquistado no Japão, brindaram os seus adeptos com uma goleada das antigas (9-0) no último jogo do ano. Um resultado que é a maior goleada na era Guardiola e iguala a maior da história do clube na Taça do Rei.

Com todos os jogadores estrangeiros de férias, Guardiola apresentou, ainda assim, um onze de respeito, com Puyol, Pique, Xavi, Iniesta, Pedro e Fábregas. O modesto Hospitalet, que na primeira mão da Taça do Rei tinha reduzido os prejuízos ao mínimo (0-1), não resistiu à combinação de consagrados e segundas linhas, que puseram em marcha o habitual carrossel «blaugrana».

A lesão de Iniesta, que saiu antes da meia hora e vai parar duas semanas, devido a uma ruptura na perna esquerda, foi a única contrariedade para os catalães, que abriram o marcador aos 11 minutos, num penalty algo duvidoso convertido por Pedro. Este lance acabou com as ténues esperanças dos visitantes, que à meia hora já ganhavam por 3-0, e ao intervalo chegavam à chapa cinco.

Guardiola não quis correr mais riscos e tirou de imediato Xavi, assim que o «maestro» fez o gosto ao pé marcando o quarto da sua equipa. E foi o seu suplente, o canterano Tello, a mostrar-se em grande ao público de Camp Nou, com dois golaços, no que foi imitado por Cuenca e Thiago Alcântara. A segunda parte, aliás, limitou-se a uma contabilidade de golos, oportunidades, tabelinhas e festival, o fecho mais adequado para um ano inesquecível dos «blaugrana».

BARCELONA: Pinto; Puyol, Pique e Fontás; Busquets (Dos Santos, 56), Xavi (Tello, 38), Thiago Alcântara e Iniesta (Sergi Roberto, 30); Cuenca, Pedro e Fábregas.

Marcadores: Pedro (11 g.p.), Iniesta (19), Thiago Alcântara (22 e 54 g.p.), Xavi (35) Tello (42 e 64), Cuenca (48 e 80).

Veja os golos: