Nova derrota e consequente queda para o oitavo lugar da classificação em igualdade pontual com o nono e com o décimo. Agudiza-se a crise de resultados no V.Guimarães e são cada vez mais remotas as possibilidades de uma classificação europeia. Nas últimas seis jornadas do campeonato o V.Guimarães somou apenas dois pontos.

O mesmo quer dizer que a equipa de Rui Vitória não conseguiu agarrar dezasseis dos dezoito pontos em disputa nos últimos seis jogos do campeonato. Desde que o técnico está ao serviço dos minhotos, chegou a 30 de agosto de 2011, nunca o V.Guimarães tinha passado por tal jejum de pontos.

Para encontrar igual série de resultados no principal escalão do futebol português é necessário recuar até à época 2010/2011, altura em que sob o comando técnico de Manuel Machado os minhotos registaram os mesmos dois empates e quatro derrotas em seis jornadas consecutivas do campeonato.

Com 43 pontos, Manuel Machado conseguiu o apuramento europeu classificando-se no quinto posto da classificação, tendo na mesma ainda garantido o apuramento europeu com o acesso à final da Taça de Portugal.

A derrota em Alvalade no sábado igualou o ciclo negativa registado por Manuel Machado, mas deixa o V. Guimarães numa situação completamente diferente na classificação. O último triunfo dos vimaranenses foi já há mês e meio, no dia 16 de fevereiro, altura em que venceu o Rio Ave por uma bola a zero no Estádio D. Afonso Henriques.

O V.Guimarães recebe na próxima sexta-feira o Estoril no jogo inaugural da 26ªjornada da Liga, apostado em alterar os resultados recentes. Em abril de 2011 a série de seis jogos sem vencer foi quebrada no D. Afonso Henriques com um triunfo por duas bolas a zero sobre o Marítimo.