Rui Vitória abordou este domingo, em conferência de imprensa, a deslocação ao terreno do Nacional. O técnico do V. Guimarães não descura a luta pelo quarto lugar, que ganha mais força com a derrota caseira do Sp. Braga diante do Marítimo, contudo centra-se apenas na tarefa da sua equipa.
 
«Quem acompanha estas conferências de imprensa sabe que o nosso discurso é sempre o mesmo, de ambição de querer chegar o mais longe possível; queremos apanhar o adversário que está acima, seja ele qual for. Mas, não interessa acontecer coisas menos boas aos outros se nós não fizermos o nosso trabalho», atirou o treinador.
 
Com a possibilidade de chegar ao quarto lugar ainda em aberto, Rui Vitória não quer que se desvalorize a época do V. Guimarães caso essa classificação não seja alcançada: «Às vezes levando o nosso discurso demasiado par quarto lugar, esquece-se o campeonato que o Vitória está a fazer. O apuramento europeu é um facto, e o que quer que venha a acontecer, este campeonato teve um desempenho fantástico da minha equipa».
 
Em relação ao jogo com o Nacional, encontro que encerra a 32ª jornada da Liga, o treinador do V. Guimarães espera um «jogo difícil, contra um clube que tem ambições europeias; reforçou-se bem em janeiro e vamos a um campo tradicionalmente difícil, reconhecendo o valor do adversário, mas sabendo que temos o nosso valor e queremos continuar a nossa caminhada».
 
Na próxima jornada, o Benfica joga o jogo do título em Guimarães. Rui Vitória não quer que o pensamento esteja no encontro com os encarnados. «Somos humanos e toda a gente pensa nessas questões, mal de nós se não pensássemos. Mas, o nosso foco é o jogo de amanhã com o Nacional. Quem pensar nesse desafio antes de pensar neste está a pensar de forma errada», atirou.
 
Com o objetivo europeu matematicamente assegurado, Rui Vitória fez um balanço da época e dos últimos três anos: «Ao longo destes três anos mudámos o paradigma do futebol profissional do Vitória, com dados de realce. Conquistamos uma taça de Portugal, dois apuramentos europeus e lançámos mais de trinta jogadores. Desde a Taça de Portugal vendemos dez jogadores com retorno financeiro para o clube. Com a saída de alguns jogadores conseguimos reduzir significativamente o nosso orçamento. Não se pode deixar de fazer passar esta mensagem. Não vejo muitas equipas fazer aquilo que fazemos, porque este clube é exemplar».

O encontro entre o Nacional da Madeira e o V. Guimarães está agendado para as 20 horas de amanhã, segunda-feira.