O V.Guimarães passou com distinção o primeiro desafio da época ao vencer em Barcelos com uma margem folgada. Neste triunfo salta à vista um nome: Hernâni Fortes. O extremo bisou na partida e foi um dos principais destaques do conjunto de Rui Vitória.

A exibição de Hernâni pode ter surpreendido deixado muita gente, inclusive João de Deus, que apontava David Caiado como uma unidade a ter em conta. Mas Ricardo Cravo, o homem que treinou Hernâni nos juniores do Atlético, no último ano de formação do extremo, já estava espera.

O Maisfutebol falou com o treinador. «Surpreendido? De todo. Não me surpreendeu nada. É um jogador fortíssimo no um para um e tem uma velocidade fantástica. Juntando estas qualidades à sua capacidade técnica, faz com que seja também um bom finalizador», referiu o antigo técnico de Hernâni.

Dispensado do Cova da Piedade para brilhar no Atlético

Ricardo Cravo relembra um dos primeiros contactos com Hernâni: «Já o conhecia. Houve um treinador que o dispensou na formação do Cova da Piedade. Como é possível dispensar um jogador destes? Perguntei-lhe o que andava por lá a fazer e de imediato disse ao Toni [treinador dos seniores] que tínhamos ali um talento para trabalhar.»

De excedntário no Cova da Piedade, passou a ser uma das apostas de futuro do Atlético, quando era júnior. Ainda na formação, de vez em quando já dava o salto até aos seniores tal era o seu valor.

A desmotivação era um dos entraves ao crescimento do atleta. O treinador relembra um desses dias em que Hernâni apareceu sem motivação à Tapadinha: «Lembro-me que uma vez chegou cabisbaixo ao treino, sem vontade. De vez em quando desmotivava-se. Falei com ele e disse-lhe: Tens de ter determinação; tu não estudas e não trabalhas, tens de te agarrar ao futebol e acreditar em ti. Tens de ter vontade de treinar para agarrar as oportunidades.»

«Deixa qualquer lateral para trás»

Da formação do Atlético saltou para a equipa sénior, mas sucessivas lesões travaram-lhe a explosão. Foi emprestado ao Mirandela antes de se afirmar definitivamente no clube da II Liga. Nos lisboetas, cotou-se como uma das referências. O último treinador da formação de Hernâni aponta algumas das características do extremo do Vitória: «Ainda tem uma margem de progressão muito grande; a nível muscular não é muito forte, mas no um para um é fortíssimo e deixa qualquer lateral para trás.»

Também no V.Guimarães a afirmação não foi imediata, tendo começado por alinhar na equipa B durante época e meia. Rui Vitória tinha-o debaixo de olho, e de quando em vez chamou-o a jogar no principal escalão.

Ricardo Cravo acredita que o extremo que já lhe passou pelas mãos evoluiu na «cidade-berço»: «O V.Guimarães trabalhou-o bem e lançou-o no momento certo. Já está lá há ano e meio e não foi por acaso que Rui Vitória o lançou agora. A brincar, entre amigos, costumava dizer que estavam e prepará-lo e a engordá-lo na equipa B para depois o lançar na hora certa. Prepararam-no para o lançar no momento exato. Com as qualidades técnicas que tem, neste seguimento, não tenho dúvidas de que vai explodir esta época.»

«Rui Vitória vai fazer dele um grande jogador»

Ricardo Cravo augura um futuro risonho para o antigo pupilo. «Pode ser uma revelação porque tem garra e tem muita fibra. Se não tiver lesões pode ser a revelação do campeonato. Teve um bom técnico, que foi o Toni Pereira, e eu também lhe dei bons conselhos. Pode dar o grande salto que todos os jogadores ambicionam.»

A história de Hernâni, que teve alguns contratempos na formação, tem tudo para ter um final feliz, no entender de Cravo, que aponta como fatores o clube em que está inserido e o treinador que tem.

«Está no clube certo, porque o V.Guimarães é um clube que aposta nos jovens. Neste negócio em que se tornou o futebol forma-se para vender e, por isso está no clube ideal para poder aparecer. Tem o treinador ideal, o Rui Vitória para além de ser um grande treinador é também uma excelente pessoa; vai fazer dele um grande jogador», atirou o treinador.

Hernâni Fortes conta atualmente com 22 anos e foi lançado por Rui Vitória na primeira jornada da Liga, deixando no banco David Caiado, um dos nomes mais sonantes do novo V.Guimarães. Aposta ganha, com o miúdo a bisar e a ser o primeiro líder dos marcadores em Portugal.