A Portugal Telecom (PT) pode vir a participar no concurso para a terceira operadora de telefonia móvel de Moçambique.

«Quando os termos e condições de oportunidades de investimento em Moçambique forem conhecidos, a PT com certeza que irá analisar», disse Zeinal Bava, presidente da Portugal Telecom em Moçambique, quando questionado sobre o interesse da operadora portuguesa na participação neste concurso, escreve a Lusa.

Zeinal Bava reiterou o interesse da PT no reforço do investimento no continente africano que considera estratégico.

O presidente executivo destacou que a empresa está a trabalhar com parcerias locais em Moçambique e afirmou que em todos os países onde investe potencia os seus recursos humanos locais e este país africano não é uma excepção.

«Vamos seguir essa filosofia. Já temos um negócio nas Páginas Amarelas [de Moçambique] que tem uma grande força de vendas, já está posicionada no mercado, e conhece o tecido empresarial melhor que ninguém», referiu o responsável.

Por isso, acrescentou, a PT já tem bases em Moçambique «para poder assumir desafios maiores. Obviamente, depende de que desafios e em que termos e condições», disse.

O Governo moçambicano anunciou que vai lançar este ano um concurso internacional para a introdução de uma terceira operadora de telefonia móvel.

O Governo de Moçambique adiantou ainda que vai privatizar a empresa pública de telecomunicações, MCEL, um assunto que o presidente executivo da PT não quis comentar.