Xanana Gusmão, primeiro-ministro de Timor-Leste, disse, em comunicado enviado à agência Lusa, que Eusébio foi o «grande herói do futebol português» e não vai morrer na memória dos timorenses.

«Foi com profunda tristeza que soube da notícia da morte de Eusébio, o grande herói do futebol português que inspirou várias gerações em todo o mundo», salienta o primeiro-ministro timorense.

Segundo Xanana Gusmão, o «Pantera Negra» foi também uma referência para os timorenses «não só pelo seu empenho e dedicação enquanto desportista», mas também pelas suas «excecionais qualidades humanas».

«Neste momento de dor, expresso as minhas sentidas condolências a todos os seus familiares e a todos os portugueses. Eusébio não morreu nas nossas memórias", conclui no comunicado.

O antigo jogador português visitou Timor-Leste em março de 2003 no âmbito da campanha «Uma bola por Timor», uma iniciativa do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, tendo ajudado a distribuir mais de quatro mil bolas de futebol no país.