O At. Bilbao, adversário do Sporting nas meias-finais da Liga Europa, venceu o Maiorca por 1-0, neste domingo, no San Mamés, a contar para a 34ª jornada da liga espanhola, precisamente antes da visita de quinta-feira a Alvalade.

Fernando Llorente, melhor marcador do At. Bilbao e sexto do campeonato, marcou o único golo aos 12 minutos (17º no total), na sequência de um livre direto convertido por Ibai Gómez, também ele uma das unidades mais produtivas em campo, apesar de ter sido apenas o seu segundo jogo a titular.

Não foi a melhor exibição da equipa basca, mas ainda assim a suficiente para garantir a conquista dos três pontos e assegurar o regresso às vitórias depois do empate na ronda anterior com o Málaga.

O Maiorca reagiu por Bigas, que acertou no poste, à passagem do minuto 36, e a vantagem do Athletic seria posta à prova novamente na segunda parte, valendo então a intervenção de Irairoz, a meia hora do fim, uma vez mais com Bigas em destaque.

Llorente desperdiçou, logo a seguir, o 2-0, a cruzamento de Ibai, que enquanto esteve em cena (saiu aos 77 para a entrada de Gabilondo) participou em todas as jogadas perigosas. Toquero entrou aos 71 minutos para o lugar do goleador espanhol, mas não conseguiu bater o guarda-redes do Maiorca, apesar de não lhe ter faltado iniciativa. Muito boa a jogada sobre o apito final, a fazer um chapéu a Aouate mas a acertar na trave.

Com esta vitória, o At. Bilbao sobe, provisoriamente, ao sétimo lugar com 45 pontos, a apenas um do Osasuna e dos lugares europeus.

Equipa do At. Bilbao:

Iraizoz; Iraola, Javi Martínez, Amorebieta e Aurtenetxe; Iturraspe e Ander (Ekiza, 54); Susaeta, De Marcos e Ibai Gómez (Gabilondo, 77); Fernando Llorente (Toquero, 71)

Suplentes não utilizados: Fernández, San José, Koikili e David López