Benfica e F.C. Porto disputam esta quarta-feira o quinto «round» da presente temporada no jogo da segunda mão da meia-final da Taça de Portugal. O F.C. Porto já conta com três vitórias, mas foi o Benfica que venceu o primeiro jogo desta eliminatória, em pleno Dragão, por 2-0. Neste quinto embate decide-se quem vai medir forças com o V. Guimarães na final do Jamor, num jogo que poderá acompanhar AO VIVO a partir da Luz.

Ajude Jesus e Villas-Boas, faça os onzes

É o quinto jogo, mas há ainda espaço para um sexto, caso os dois rivais se qualifiquem para a final da Liga Europa o que poderia proporcionar um último braço-de-ferro histórico no Estádio Lansdowne Road, em Dublin. Mas primeiro é preciso decidir quem vai ao Jamor. O Benfica parte com uma clara vantagem a meio da eliminatória, depois da vitória no Dragão (2-0), com golos de Coentrão e Javí Garcia.

Clássico: sabe quantas vezes o F.C. Porto ganhou na Luz?

Depois disso, o F.C. Porto já foi à Luz vencer por 2-1, no jogo que antecipou a festa do título, marcado pelo «apagão», mas esse resultado esta quarta-feira não seria suficiente para Villas Boas e companhia voltarem a festejar. A verdade é que o F.C. Porto, apesar de já ter demonstrado que pode vencer no terreno do rival, só venceu por três vezes por dois ou mais golos na Luz.

Números que colocam o Benfica mais perto do Jamor, embora Villas Boas acredite que seja possível «mudar o destino». Jorge Jesus faltou à habitual antevisão do jogo por estar a cumprir um castigo que termina precisamente esta quarta-feira, mas Alan Kardec deu conta do estado de espírito do grupo, garantindo que o ultimo jogo já foi «apagado» e que a equipa vai entrar em campo «como se estivesse 0-0».

Falcao explica diferença entre F.C. Porto e Benfica

Além da vantagem, Jorge Jesus poderá contar com uma equipa mais fresca depois de ter apresentado um onze alternativo no último triunfo sobre o Beira Mar (2-1), deixando os habituais titulares a armazenar energias, mas já não vai poder repetir o onze que venceu no Dragão, pois Salvio foi submetido a uma intervenção cirúrgica e já não volta esta temporada. Fica, assim, uma porta aberta para Carlos Martins que esteve em destaque no triunfo sobre os aveirenses. Falta também saber quem será o dono da baliza. Roberto descansou, mas é Júlio César que tem jogado nesta competição, incluindo no triunfo no Dragão.

André Villas Boas terá menos espaço de manobra uma vez que apresentou praticamente a melhor equipa frente ao Sporting e, depois do jogo da Luz, terá de preparar o primeiro embate com o Villarreal. Helton recuperou da lesão que sofreu frente aos leões, mas será Beto o dono da baliza. Fucile e Guarín são baixas confirmadas, mas Fernando e Sapunaru voltam a ser opção. O Benfica só divulga a lista de convocados no dia do jogo.