Axel Witsel chegou a Portugal em 2011, para reforçar o Benfica, mas a aventura no Benfica durou apenas uma temporada. O médio belga admitiu que esperava ficar mais tempo na Luz.

«O plano não era ficar só um ano, mas surgiu a opção de ir para o Zenit, no qual estive quatro anos e meio», recordou em entrevista à agência EFE.

Witsel destacou ainda as dificuldades que teve de ultrapassar para se adaptar à intensidade do futebol português e ao que Jorge Jesus lhe pedia durante os treinos.

«Lembro-me de que, depois de duas semanas, disse ao meu pai: "O que estou aqui a fazer?" É tudo rápido, a posse de bola, tudo, os treinos. Precisei de um pouco de tempo para elevar um pouco o meu nível, para pensar mais rápido. No início, quando mudei da Bélgica para Portugal, os treinos, a velocidade, tudo era muito mais rápido. Precisei de três a quatro semanas. Foi só um ano, mas foi muito bom», reconheceu.

No total, Witsel fez 52 jogos na luz, somou cinco golos e ainda anotou seis assistências, além de ter conquistado uma Taça da Liga.

Após o Benfica, o médio belga rumou à Rússia, passou pela China, Borussia Dortmund e está a cumprir a segunda temporada Atlético de Madrid.