Os adeptos do FC Porto não esquecem as décadas de 80 e 90, período em que os dragões garantiram uma supremacia considerável frente ao Sporting, mesmo no Estádio de Alvalade. Porém, as últimas visitas ao recinto leonino não foram particularmente felizes para os azuis e brancos.

A formação portista não vence em Alvalade há seis jogos, um ciclo pouco habitual que faz deste o recinto mais difícil para o FC Porto desde o início do milénio. Um dado a favor dos leões antes do clássico deste domingo, para a fase de grupos da Taça da Liga.

Não é fácil encontrar um recinto tão modesto dos dragões em casa do Sporting. Aliás, torna-se necessário recuar quarenta anos!

Entre as temporada 1962/63 e 1972/73, os leões não perderam qualquer um dos onze jogos como visitado frente ao FC Porto, nas diversas competições.

Nessa altura, o Sporting apresentava uma superioridade clara sobre a equipa da Invicta. Os dragões inverteram a tendência nas décadas de 80 e 90, chegando a um máximo histórico de 11 vitórias em 23 deslocações a Alvalade, algo que deixava os adeptos leoninos à beira de um ataque de nervos.


O FC Porto continuou a garantir bons resultados nos clássicos frente ao Sporting. Porém, algo mudou nos últimos cinco anos. O empate passou a ser desfecho habitual. 

O último triunfo azul e branco em Alvalade remonta à temporada 2008/09. Foi o ano de três duelos em casa do Sporting.

Vitória portista para o campeonato (1-2), com golos de Lisandro López, João Moutinho – para o Sporting, de grande penalidade – e Bruno Alves. No mês seguinte, um encontro para a Taça de Portugal a terminar em empate. Os dragões seguiram em frente após a marcação de castigos máximos.

Ainda nesse ano, com três clássicos em Alvalade no espaço de quatro meses, os leões garantiram uma goleada para a Taça da Liga: 4-1.

O FC Porto manteve a sua posição dominante no campeonato nacional mas passou a sentir dificuldades para vencer em Alvalade. O Sporting ainda somou um triunfo na temporada 2009/10, com um dos golos a ser apontado por Marat Izmailov.

A partir daí, três empates que não afetaram os objetivos azuis e brancos, embora o último tenha deixado a equipa de Vítor Pereira mais longe do Benfica. Uma distância recuperável, ainda assim.

Os dragões não vencem em Alvalade desde 5 de outubro de 2008. Passou assim a ser a deslocação mais difícil para o FC Porto. Durante esse período – a título de exemplo e como ponto de comparação - a formação azul e branca garantiu três triunfos no Estádio da Luz, reduto do Benfica. 

O Sporting contribuiu para este cenário, naturalmente. A formação leonina tem conseguido melhores resultados caseiros frente à formação portista do que perante o Benfica - o outro grande surge novamente como ponto de comparação: desde esse 5 de outubro de 2008, três vitórias encarnadas em Alvalade contra zero do FC Porto. 

Últimos clássicos em Alvalade

Liga 2012/13: Sporting-FC Porto, 0-0
Liga 2011/12: Sporting-FC Porto, 0-0
Liga 2010/11: Sporting-FC Porto, 1-1
Liga 2009/10: Sporting-FC Porto, 3-0
Taça da Liga 2008/09: Sporting-FC Porto, 4-1
Taça de Portugal 2008/09: Sporting-FC Porto, 1-1 (4-5 após g.p.)
Liga 2008/09: Sporting-FC Porto, 1-2