O director do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, pediu já um reforço das instituições multilaterais à luz da crise financeira.

«Penso que podemos atribuir a maior parte dos problemas que vimos na arquitectura (da regulação financeira mundial) a uma falta de legitimidade e a uma falta de eficácia», afirmou Strauss-Kahn, durante uma conferência em Washington, diz a «Lusa».

Para o responsável o Mundo deve «contar mais com as instituições multilaterais, com um número de membros quase universal, para que nenhum pais que queira participar no sistema internacional seja deixado de fora».

Strauss-Kahn vai mais à frente e garante que «as instituições devem ser representativas e universais. Em particular temos a necessidade de dar um papel e uma reactividade crescente aos mercados emergentes», explicou.

Quanto à eficácia, disse: «gostaria de ver mais simplicidade e mais acção», acrescentou antes de sublinhar que «para conseguir mais simplicidade temos necessidade de uma melhor coordenação entre as organizações internacionais».