O Fundo Monetário Internacional (FMI) já fez saber que está preparado para emprestar dinheiro aos países mais atingidos pela crise de crédito global.



De acordo com a agência «Reuters», o FMI activou um mecanismo de financiamento de emergência, que se está a utilizar pela primeira vez desde a crise asiática de 1990.

A entidade enviou uma missão à Islândia, país que já nacionalizou o principal banco, e advertiu na altura que esta é a pior crise financeira desde a Grande Depressão dos anos 30.

Recorde-se que o director-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Khan, voltou a afirmar que «estamos à beira de uma recessão global». Como tal, pede uma resposta rápida e coordenada para que seja restaurada a confiança nos mercados financeiros.

O responsável máximo do organismo alertou que «nenhum país está imune» aos efeitos da actual crise e «nenhum pode resolver o problema sozinho».

Segundo Dominique Strauss-Khan, os países membros da União Europeia têm de trabalhar em conjunto de forma a encontrarem soluções, uma vez que, no entender do mesmo, estas não podem ser alcançadas de forma «unilateral».