Vários bancos centrais europeus anunciaram esta sexta-feira a extensão dos seus acordos de «swap» para «acalmar as tensões» nos mercados financeiros, anunciou Banco Central Europeu (BCE).

A Reserva Federal norte-americana (FED) anunciou, por seu lado, que iria aumentar os seus acordos de «swap» com o BCE e com o banco central suíço.

A FED vai nomeadamente aumentar em 10 mil milhões de dólares as suas linhas de «swap» com o BCE e em três mil milhões de dólares os acordos com o banco central suíço, diz a «Lusa».

As operações anunciadas hoje vão permitir injectar dólares nos mercados e assim aliviar as tensões provocadas pela aproximação das trocas trimestrais, refere o BCE.

O Banco de Inglaterra anunciou que hoje iria colocar 30 mil milhões de dólares no mercado de negociação a uma semana e 10 mil milhões de dólares no mercado de negociação a um dia, no quadro desta acção concertada dos bancos centrais europeus.

Recorde-se que um acordo dito «swap» permite aos bancos centrais emprestar-se reciprocamente liquidez a curto prazo, quando um ou outro precisa desta divisa para estabilizar o sistema financeiro do seu país.