A economia do Japão atravessa actualmente «a pior crise desde o fim da guerra», afirmou esta segunda-feira o ministro da política económica e orçamental, Kaoru Yosano.

«Esta é a pior crise desde o fim da guerra. Não há nenhuma dúvida quanto a esse assunto», declarou Yosano, durante uma conferência de imprensa, escreve a Lusa.

O ministro comentou o anúncio de uma contracção do produto interno bruto (PIB) japonês de 12,7 por cento no quarto trimestre de 2008 (menos 3,3 por cento em relação ao trimestre anterior), naquele que foi o pior resultado do país nos últimos 35 anos.

«A economia japonesa, cujo crescimento depende bastante das exportações de automóveis, de maquinaria e de produtos electrónicos, foi literalmente devastada» pela crise, considerou Yosano.

«O Japão será incapaz de recuperar sozinho. Não há fronteiras na economia. A nossa economia vai recuperar ao mesmo tempo que as dos outros países», prosseguiu o ministro, acrescentando que «reconstruir a economia nacional é uma questão de responsabilidade frente aos outros países».