David Villa, antigo jogador do Barcelona, que está atualmente no At. Madrid, revelou que quase se transferiu para os merengues: «Estive muito próximo de assinar por várias equipas desde que saí do Sporting Gijón. No verão de 2009 estive muito próximo de assinar pelo Real Madrid e pelo Barcelona.»

Ou seja, o percurso de Villa, que nessa altura atuava no Valencia, poderia ter sido bem diferente. A transferência para os catalães não se consumou em 2009, mas o avançado acabaria por reforçar o Barça em maio de 2010.

Dos seus tempos no Barcelona guarda boas memórias. Em declarações a «Ao primeiro toque», o espanhol deixa elogios para Guardiola: «Com ele aprendi coisas que, antes de chegar ao Barcelona, não tinha no meu jogo. Por exemplo, sempre fui um nove puro, que fazia pouco trabalho defensivo. Com Guardiola aprendi a fazer as duas coisas, a jogar pelas alas e essas coisas ajudaram-me a ser um jogador diferente e a colocar-me noutra posição.»

Messi só volta a jogar em 2014, uma baixa lamentada por David Villa, apesar de agora o argentino ser seu adversário: «É uma pena que se tenha lesionado. Para um futebolista isso é o pior que há, ter de lutar contra uma lesão.»

Villa deixou ainda elogios para Eric Abidal, que lutou contra um cancro no fígado: «Foi um exemplo para todos. Um dia levantas-te e dói-te uma perna, lamentas-te e vais treinar com a moral em baixo, depois vês Abidal a dar tudo, a animar a equipa e pensas: do quê que me queixo. O que conseguiu é histórico.»