Diego Costa não é caso único. Há um outro jogador nascido na América do Sul que a federação espanhola tem debaixo de olho para a seleção. Chama-se Federico «Fede» Cartabia, tem 20 anos, nasceu na Argentina mas joga no Valencia desde os 13 anos.

«Del Bosque ligou-me há dias, e perguntou-me se eu era cidadão espanhol», revelou o jogador ao jornal «Olé», um dia depois de ter marcado dois golos ao St. Gallen na Liga Europa.

«Estou a pensar no assunto, embora primeiro esteja o meu país. Se me tiverem em conta, não para agora mas a longo prazo, vou sempre escolher a seleção argentina. Mas a Espanha também é uma grande seleção», acrescentou.

Fede revelou ainda que o Valencia já está a tratar do processo burocrático para que tenha passaporte espanhol. «Sou argentino e vou morrer argentino, mas se a seleção espanhola me chamar, por que não? Mas espero que me chamem da Argentina, que é o meu sonho desde pequeno. Tenho de afirmar-me no Valencia para convencer os responsáveis que posso ser importante no futuro. Agora é difícil, pois há muitos jogadores na minha posição», acrescentou.

Fede começou a jogar futebol num centro coordenado por Pizzi, que o levou a fazer testes no Barcelona. O esquerdino não ficou na Catalunha, mas acabou por ser contratado pelo Valencia. Ainda assim tem sido comparado a Messi. «Ambos viemos para Espanha muito novos, somos de Rosário e canhotos. Oxalá venha a ser um pouco como ele», disse o colega de João Pereira, Ricardo Costa e Hélder Postiga.