A prática é comum, não só no País vizinho, mas no nosso também, e consiste em telefonar para casa dos clientes para anunciar novas ofertas ou serviços não solicitados pelo consumidor. O problema é que o hábito está a alastrar e a tornar-se muito incómodo para a maioria dos clientes, já que estes contactos e mensagens acontecem normalmente a horas de descanso familiar e não há como filtrá-los.
Para acabar com esta prática, o Executivo da vizinha Espanha vai enviar, através do Instituto Nacional do Consumo (INC) uma comunicação de carácter dissuasivo às principias operadoras para as informar da ilegalidade deste «spam», e de que se considera publicidade agressiva, interpretada como infracção muito grave da nova normativa que o Governo pretende desenvolver quando uma operadora reincidir no ilícito.
RELACIONADOS
Telecomunicações: clientes fazem avalição positiva das operadoras fixas
Bruxelas admite que se possa pagar por receber chamadas
DECO: «Consumidores deveriam pagar apenas chamadas que fazem»
Telemóveis: comprar com pontos compensa?
Poupe 25 euros se pagar serviços de comunicações em pacote