A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) emitiu, este sábado, um comunicado em que apresenta uma série de fotografias para «contextualizar» o beijo na boca do presidente Luis Rubiales à jogadora Jennifer Hermoso.

Nas mesmas fotografias é possível ver-se a jogadora a levantar Rubiales no ar enquanto o abraçava, algo que Hermoso havia negado.

«A versão dos acontecimentos é verificada nos arquivos internos abertos e, até ao momento, a senhora Jennifer Hermoso não respondeu a qualquer das solicitações feitas», lê-se numa comunicação que tem o intuito de defender Luis Rubiales, que está sob fortes críticas e pedidos de demissão.

Leia o comunicado na íntegra:

«A Real Federação Espanhola de Futebol tomou conhecimento do comunicado tornado público pelo sindicato FUTPRO em relação à intervenção do Presidente da RFEF, Sr. Luis Rubiales, por ocasião da Assembleia Extraordinária da RFEF, que como de costume, e mesmo no caso de uma Assembleia de uma entidade privada e com o desejo de transparência absoluta que carateriza o Sr. Rubiales desde a sua chegada, foi transmitida ao vivo por streaming e o sinal foi oferecido a todos os meios de comunicação que desejassem.

Na nota do sindicato são atribuídas à senhora Hermoso algumas declarações que estão entre aspas, o que implica que foram pronunciadas por ela.

A RFEF deseja informar a opinião pública que os órgãos competentes da RFEF que estão a processar as denúncias apresentadas à Federação tentaram entrar em contato com a Sra. Jennifer Hermoso, sem sucesso em todos os momentos.

A RFEF anuncia a apresentação de tantas ações judiciais quantas possam corresponder em defesa da honra do Presidente da RFEF, que expôs de forma clara e simples como os acontecimentos que são causa de conflito e ridículo por parte de amplo setores da sociedade ocorreram.

A nota diz (aspas atribuídas à senhora Jennifer Hermoso ): "Quero esclarecer que, como se vê nas imagens, em nenhum momento consenti o beijo que ele me deu e claro que em nenhum caso procurei levantar o presidente. Não tolero que minha palavra seja questionada e muito menos que se inventem palavras que eu não disse".

Num Estado de direito, como defendeu o presidente, as opiniões são contrabalançadas com factos e provas, e as mentiras são refutadas em tribunal.

O presidente da RFEF quis abordar esta questão com o máximo respeito pelos jogadores e pelas instituições e só quando uma linha vermelha insustentável foi ultrapassada é que ele veio a público dar a sua versão dos factos.

A versão dos acontecimentos do Presidente é verificada nos arquivos internos abertos e, até ao momento, a senhora Jennifer Hermoso não respondeu a nenhuma das solicitações feitas.

E a primeira demonstração de que os factos expostos pelo Sr. Presidente são absolutamente verdadeiros e que não mente, vamos começar a fornecê-los neste comunicado com as imagens que o acompanham. [n.d.r.: o leitor poderá ver em cima as fotografias que o comunicado menciona]

Foto 1: A Sra. Jennifer Hermoso, com os braços, agarra o Presidente da RFEF por trás, enquanto o Sr. Presidente fica com os braços soltos na parte superior das costas da jogadora. Portanto, nenhuma força poderia exercer.

Pode ver-se como o Sr. Presidente tem os calcanhares ligeiramente levantados.

Foto 2: A Sra. Jennifer Hermoso mantém os braços à volta das costas do Sr. Presidente. O Sr. Presidente mantém os braços em cima do corpo da jogadora.

Verifica-se como o Sr. Presidente já está bem mais alto.

Foto 3: A Sra. Jennifer Hermoso continua a manter os braços na mesma posição do corpo do presidente, enquanto o presidente tem de aproximar os braços das costas da jogadora por ter sido levantado e para manter o equilíbrio.

A inclinação das costas da senhora Jennifer Hermoso que ocorre quando ela realiza uma ação de força é indiscutível.

[A posição dos] Pés do Sr. Presidente é clara e estes estão manifestamente levantados do chão como resultado da ação de força exercida pela jogadora.

Foto 4: A Sra. Jennifer Hermoso continua a manter os braços na mesma posição no corpo do presidente enquanto o presidente continua a segurá-la para não cair e é evidente que o arqueamento do corpo da jogadora corresponde à força de sustentação do Sr. ... Presidente.

Os pés do Sr. Presidente são ostensivamente levantados do chão como resultado da ação da jogadora.

A evidência é conclusiva. O Sr. Presidente não mentiu.

A RFEF e o Sr. Presidente demonstrarão cada uma das mentiras espalhadas por alguém em nome da jogadora ou, se aplicável, pela própria jogadora.

A RFEF e o Presidente, dada a gravidade do conteúdo do comunicado do Sindicato FUTPRO, iniciarão as ações judiciais correspondentes.

A RFEF lamenta que depois de um sucesso desportivo tão extraordinário como o ocorrido no Campeonato Mundial de Futebol, não possa ser comemorado como a situação e o sucesso merecem por razões completamente não desportivas.»