O primeiro-ministro britânico, um dos líderes europeus que é recebido este sábado em Paris pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, vai propor, na mini-cimeira que conta também com o primeiro-ministro italiano, Sílvio Berlusconi, e a chanceler alemã, Ângela Merkel, a criação de um fundo europeu no valor de 15,3 mil milhões de euros para ajudar as pequenas empresas.

De acordo com a «Lusa», Brown disse que conta «propôr um fundo (europeu) de 12 mil milhões de libras (15,3 mil milhões de euros) para que as pequenas empresas do Reino Unido e do resto da Europa possam obter dinheiro imediatamente para continuarem a empregar pessoas e a fornecer serviços».

«Constatámos que estes problemas mundiais relativos ao petróleo, à crise financeira, precisam de soluções mundiais», disse Gordon Brown, em Downing Street, momentos antes de partir para a capital francesa, onde decorre a mini-cimeira, dedicada precisamente a encontrar soluções para a crise financeira originada nos EUA mas que já afecta também a Europa e o resto do Mundo.

«Vou propôr hoje em Paris que trabalhemos juntos para limpar o sistema, em simultâneo nos Estados Unidos e na Europa onde surgiram problemas, para estabelecer um calendário de encontros internacionais para decidir mudanças destinadas a abrir estas zonas que estiveram durante muito tempo fechadas», afirmou Gordon Brown.

Recorde-se que o presidente francês apelou recentemente à criação de um plano europeu semelhante ao Plano Paulson que foi aprovado nos EUA, para ajudar o sistema financeiro e a economia. Uma ideia que foi já recusada pelo Governo alemão, por considerar que cabe aos bancos encontrar as soluções para uma crise que foi criada no seio do sector financeiro.