Max Verstappen (Red Bull) venceu o Grande Prémio dos Países Baixos, 15.ª prova do Mundial de Fórmula 1.

A Mercedes ainda assustou, mas o campeão do mundo ultrapassou Lewis Hamilton após a saída de pista do Safety Car e acelerou para a vitória. 10.º Grande prémio conquistado pelo neerlandês esta época que lidera de forma destacada o Mundial de pilotos: tem 109 pontos de vantagem sobre os dois corredores da Ferrari. 

A corrida ficou, de resto, marcada por um erro incrível da scuderia italiana. Carlos Sainz parou nas boxes à 15.ª volta a esqueceu-se... de um pneu o que fez o piloto espanhol cair várias posições. Por sua vez, a Mercedes optou por pneus médios enquanto a Red Bull e a Ferrari optaram por pneus macios.
 

Com as paragens nas boxes por parte da Red Bull e a da Ferrari, a Mercedes liderou a corrida com Hamilton e Russell em primeiro e segundo lugares, respetivamente. Quando foi às boxes, a equipa britânica optou por pneus duros e tornou-se a mais rápida em pista.

Tsunoda foi forçado a parar e houve safety car virtual em pista com Verstappen a trocar para pneus duros enquanto a Mercedes optou por médios. À 55.ª volta, Bottas parou e o Safety Car entrou em pista.
 

 

Hamilton estava na liderança com Verstappen no segundo lugar. No entanto, assim que o Safety Car saiu, o neerlandês ultrapassou o britânico e acelerou para a vitória. Hamilton não escondeu o desagrado com a equipa imediatamente depois de ter sido ultrapassado por Russell - que havia trocado para macios ao contrário do colega.
 

A Mercedes sonhou com a vitória, mas desde que Verstappen ultrapassou Hamilton que se percebeu que dificilmente a equipa ia ganhar. Hamilton foi perdendo posições e acabou no quarto lugar atrás de Leclerc.

A classificação final

1.º Verstappen
2.º Russell
3.º Leclerc
4.º Lewis Hamilton
5.º Sergio Pérez
6.º Fernando Alonso
7.º Lando Norris
8.º Sainz
9.º Ocon
10.º Stroll
11.º Gasly
12.º Albon
13.º Schumacher
14.º Vettel
15.º Magnunssen
16.º Guanyu Zhou
17.º Ricciardo
18.º Lafiti
19.º Bottas
20.º Tsunoda